atividades aquaticas
Diante das leituras propostas pude compreender que nadar, natação e atividades aquáticas possuem em suas particularidades conceitos distintas que proporcionam uma desconstrução de pensamentos fixados antes, e que agora através de uma melhor compreensão é novamente construído a partir de um aprofundamento, leituras e debates.
Nesse sentido compreendi que nadar é um ato de manter-se e mover-se sobre a água por esforço próprio sem qualquer regra pré estabelecida, de forma a usar os recursos do próprio corpo. Já a natação diferente de nadar possui um sentido desportivo, ou seja, existem regras e movimentos estabelecidos previamente objetivando rendimentos e desempenho com o intuito de alcançar a vitória.
Atividades aquáticas são aquelas que são desenvolvidas na água, envolvendo vários espaços seja ele em escolas de natação, em escolas regulares para bebês, ensino fundamental, médio e superior e educação especial; em nação com atletas em campeonatos e competições; no âmbito terapêutico ou para proporcionar o próprio lazer, sendo uma mistura que pode unir várias áreas e objetivos juntos.
Em relação a educação física escolar o que melhor se enquadra são as atividades aquáticas , pois desenvolvê-las nas aulas desde cedo podem proporcionar diversos benefícios não só em relação ao corpo mais também relacionados a relação social e afetiva dentro do âmbito escolar e da sua própria comunidade.
As atividades aquáticas podem proporcionar o desenvolvimento do raciocínio o poder de memorização, o controle do próprio corpo, equilíbrio, e a respiração, proporciona uma melhor relação em equipe com os colegas e a sua comunidade, diminuição do estresse, aumento da auto-estima, melhora algumas habilidades como caminhar, correr saltar entre outras e também pode ser um aliado contra a obesidade infantil em crianças e adolescentes que