atividades aquaticas
Bacharelado em Educação física
ATIVIDADES AQUATICAS
Centro Universitário Claretiano
Professor: RODRIGO DE ALMEIDA ARAUJO
RONDONOPOLIS
22/08/2014
1) Pode-se dizer que desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio líquido. Nesse sentido, que indícios podem ser destacados, os quais justificam a afirmação dessa aproximação?
Resposta: Sim! O convívio com o meio liquido é desde os primórdios, é fato que nos tempos mais antigos o nosso planeta tinha uma quantidade de água muito maior, exigindo muito mais dos indivíduos da época, e por meio de sobrevivência as pessoas utilizavam a água para conseguir seus alimentos, fugir de vários perigos que estavam na terra, usavam como forma de locomoção usando recursos do próprio corpo. Outra parte da historia relata que os fenícios utilizam os benefícios como estratégia de guerra para suas conquistas, tendo uma grande vantagem sobre seus adversários. Já na Grécia e Roma antiga o nado popularizou-se e fazia parte do treinamento dos soldados do Império.
2) A natação e a hidroginástica são manifestações das atividades aquáticas no âmbito da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da prática destas atividades envolvendo os aspectos: físicos, motores, cognitivos, sociais e afetivos.
Resposta: Grandes são os benefícios:
Aspecto Físico: Aumenta a força muscular, melhora a flexibilidade articular, aumenta a resistência cardiovascular e respiratória, desenvolve ou melhora o equilíbrio e coordenação.
Aspecto Motor: Pode se executar movimentos sem que haja impacto para as articulações e os tendões, contribui nas habilidades como caminhar, saltar, correr, girar, ajuda na recuperação de algumas doenças, há uma estimulação neuro muscular como manutenção ou ate mesmo aumento de tônus muscular.
Aspecto Cognitivo: melhora a concentração, melhora o conhecimento do movimento do seu próprio corpo, melhora