Associações Religiosas e Civis
Iniciei a minha pesquisa no catálogo da Biblioteca da Faculdade de Letras através de uma “pesquisa geral” utilizando separadamente os conceitos “religiosas” e “civis” não referindo nenhuma data em questão. Relativamente ao termo “associações religiosas” a pesquisa dá-me dez resultados, mas nenhum deles vai de encontro ao pretendido. Seguindo então o mesmo procedimento para “associações civis” e novamente sem referir um período de tempo obtenho dez resultados mas sem correspondência.
Visto que através deste catálogo não consegui especificar nem abranger a minha pesquisa, alterei o meu motor de busca para o site do Arquivo Distrital do Porto.
Tendo em conta a vasta informação que este contém, procedi primeiro a um estudo pormenorizado dos seus arquivos e fundos de modo a encontrar alguma correspondência ao termo de pesquisa selecionado antes de proceder a uma pesquisa avançada. Tendo em conta que são vários os documentos e arquivos existentes e após uma leitura de alguns fundos disponíveis alterei a pesquisa utilizando as palavras-chaves específicas “associações religiosas e civis” obtendo quatro resultados, apesar de ter especificado a minha pesquisa para “fundos” nesta nada me foi apresentado então continuei na pesquisa avançada.
Os resultados apresentados contêm a mesma designação “ Estatutos de Associações Religiosas e Civis” designando o seu conteúdo, datas e códigos de referência. Optei pelo primeiro resultado pois abrangia um período de tempo mais vasto, isto é, entre 1610 – 1984. É me então apresentado cento e catorze estatutos de associações religiosas e civis que existem ou já tenham existido.
Devido aos vastos resultados, selecionei apenas quatro associações, duas para cada termo:
Confraria do Santíssimo Sacramento da Santa Marinha do Zêzere – 1866;
Irmandade de Santa Cruz de S. João de Gestaçô – 1866;
Associação Humanitária Bombeiros Voluntários da Lixa – 1890;
Sociedade de Socorros dos Operários