Colas para quimica geral tecnologica
Íons despassivantes – (Cl-1 e So4-2) dao lugar a uma corrosão localizada, enquanto q a reducao do ph permite a dissoluicao na capa passivante e, portanto, da lugar a uma corrosão generalizada. Cloretos e diminuição de alcalinidade são fatores q atuam durante o período de iniciação. Umidade e oxigênio são fatores q interferem no tempo da corrosão da armadura.
Combustível são substancias q sofrem oxidação em presença de o2, em uma reação chamada combustão. A queima ocorre através de 3 reacoes:
CnH2n+2 + O2 CO2 + H2O + calor (azul compl)
CnH2n+2 + O2 CO + H2O + calor (amarela inc) CnH2n+2 + O2 C + H2O + calor (fuligem inc)
Termofixos – são insolúveis, barreira a h2o e o2, resistência ao atrito e são infusíveis. A estrutura apresenta reticulacoes entre as cadeias, o q os torna mais resistentes e difíceis de ser reciclados, quanto mais esquenta mais reticulacoes são formadas o deixando mais rígido. São usados em pneus, epóxi como rejunte, baquelite no cabo de panelas. Tem resistência ao atrito, ácidos e a temp. não podem ser amolecidos pelo calor e remoldados. Isso dificulta a reciclagem. São eles, borrachas, adesivos, poliuretano.
Substancias apolares são repelentes a água: polietileno e polipropileno. Corrosão – processo eletroquímico no qual se estabelece diferença de potencial elétrico entre dois metais ou parte de diferentes metais. Potencial elétrico é maior (catodo) ou menor