asperger
SÍNDROME DE ASPERGER E EDUCAÇÃO
Marina Magnus Cechinel
Resumo: A síndrome de Asperger é um transtorno invasivo, cujas causas ainda são desconhecidas, atingindo mais meninos do que meninas. Por ter um comportamento dito inadequado aos padrões normais, normalmente os portadores são vítimas de constantes discriminações, na vida pessoal e sofrendo mais ainda quando têm que a escola isso fica ainda pior, pois as crianças portadoras da síndrome são um desafio para o sistema educacional, que nem sempre está preparado para que de fato,a inclusão ocorra. No sentido de saber se as escolas de Caxias do Sul estão preparadas para lidar com a síndrome, foram feitas três entrevistas em escolas que têm alunos portadores.
Palavras-chave: Asperger. Inclusão. Educação. Escola.
Introdução
Este Projeto tem o intuito de averiguar como as crianças com Síndrome de Asperger são vistas pelas escolas de Caxias do Sul, saber se existem cursos de capacitação para que os profissionais responsáveis consigam auxiliar esses alunos a serem incluídos no ambiente escolar, no sentido de que a escola seja para eles, vista como um lugar onde possam ser amparados, sentirem-se seguros, respeitados e compreendidos mesmo com suas limitações e diferenças. Por ser uma síndrome de difícil diagnóstico, uma vez que os portadores não apresentam traços físicos indique a doença e terem inteligência considerada normal, os
“Aspies” como são denominados, enfrentam problemas relacionados à sociabilidade, compreensão da linguagem, eles têm grandes dificuldades de adaptação no ambiente escolar.
Para verificar se as escolas de Caxias do Sul estão preparadas para lidar com alunos portadores de Síndrome de Asperger, foram efetuadas entrevistas com três professores em três escolas que têm alunos que apresentam esse problema.
Visando contribuir para um maior esclarecimento acerca de existirem profissionais capacitados em lidar e contribuir para a inclusão de crianças com Síndrome de