Aspectos importantes em IHC
É a inserção de um artefato numa situação. Artefato: produtos artificiais, fruto da inteligência e do trabalho humano, construídos com um determinado propósito.
Perspectivas de Design
a) racionalismo técnico: o designer pressupõe que, para um determinado problema, há soluções conhecidas ou métodos bem definidos e precisos para gerá-las.
b) reflexão em ação: o problema é considerado único. Cada caso é diferente do outro. O processo de design e a solução são únicos.
O que é um Design?
R: É um processo que envolve as seguintes situações básicas: a análise da situação atual
(identificação do problema), a síntese de uma intervenção e a avaliação dessa intervenção projetada ou já aplicada à situação atual.
Defina Engenharia de Usabilidade de acordo com Nielsen.
R: É um conjunto de atividades que devem ocorrer durante todo o ciclo de vida do produto, visto que muitas atividades ocorrem nos estágios iniciais do projeto, antes que a interface com usuário em si seja projetada.
O conjunto de Atividades proposto por Nielsen:
- Conhecer seu usuário: estudar e conhecer os usuários, suas características individuais, o ambiente físico e social de trabalho, suas atividades e as formas como lidam com circunstâncias excepcionais e emergenciais e os usos pretendidos do produto.
- Realizar uma análise competitiva: analisar/ examinar produtos com funcionalidades semelhantes ou complementares. Produtos já finalizados e prontos, são mais fáceis de testar sua realidade do que protótipos.
- Definir as metas de usabilidade: Definir fatores de qualidade de uso que devem ser priorizados no projeto, como serão avaliados ao longo do processo de design, e quais faixas de valores são inaceitáveis, aceitáveis e ideais para cada indicador de interesse.
- Fazer Design paralelos: Consiste em criar, elaborar diferentes alternativas de design, de preferência por três ou quatro designers trabalhando de forma independente, para então selecionar as