Resumo capitulo I INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE SOCIETÁRIA (Szuster)
Capítulo 4 – Balanço Patrimonial
O balanço patrimonial tem como objetivo mostrar a posição financeira da empresa, auxiliando na tomada de decisões. O balanço patrimonial será elaborado ao final e cada ano e consiste na apresentação dos ativos, passivos e patrimônio líquido de uma empresa. Já as companhias abertas tem a obrigação de divulgar o balanço patrimonial a cada trimestre.
O ativo representa a origem dos recursos e o passivo representa as aplicações de recursos. O total do ativo e o total do passivo são sempre iguais surgindo dai a expressão balanço.
A equação fundamental da contabilidade é:
ATIVO = PASSIVO + PL
Estrutura do balanço patrimonial:
ATIVO
PASSIVO
PATRIMÔNIO LIQUIDO
O ativo evidencia onde está o dinheiro aplicado na empresa e o passivo e o patrimônio liquido mostram qual a fonte do dinheiro aplicado na entidade.
Sendo assim, o ativo representa os bens e direitos de uma empresa, o passivo representa as obrigações e o Patrimônio liquido representa o valor pertinente aos acionistas.
O ativo pode ser circulante e não circulante onde circulante representa os bens e direitos realizáveis num prazo de 12 meses e não circulante representa os bens e direitos realizáveis após o prazo de 12 meses, sendo que este último pode ser realizável a longo prazo e permanente. O ativo permanente é dividido em investimentos, imobilizado intangível e diferido.
O passivo se subdivide em circulante e não circulante, sendo o circulante as obrigações exigíveis dentro de 12 meses, e o não circulante as obrigações em que a realização é pretendida após 12 meses.
Na contabilidade para todo débito existe um crédito equivalente bem como, para todo crédito existe um débito equivalente, chamando-se isto de método das partidas dobradas. Desta maneira todo ato gerará sempre dois registos, um que corresponde á aplicação de recursos e outro que