aspectos da lógica aplicados ao ensino da matemática
1. INTRODUÇÃO
Muitas vezes deixamos passar despercebido o processo do aprender das crianças, sem dar conta dos problemas por elas enfrentados. É muito comum encontrarmos escritos, que apontam a aprendizagem e a afetividade como sucesso do bom desenvolvimento cognitivo.
Para haver bom desempenho cognitivo é preciso que haja interação de afetividade positiva, confiança, auto-estima e entusiasmo com o processo de ensino-aprendizagem. Havendo lacunas nesta interação, incertezas, baixa auto-estima, é quase certo que haverá problemas de aprendizagem como deficiência na leitura e na escrita, falta de habilidade de pensamento lógico, imaturidade intelectual e social, dificuldades em compreender conceitos de tempo e referência de espaço.
E é com o objetivo de melhorar o ensino da matemática, trazendo novas técnicas de solução de problemas, que foi desenvolvida esta pesquisa, levando em conta todas essas considerações e como a lógica pode contribuir no ensino de Matemática. Se os educadores tiverem conhecimento das necessidades dos seus alunos e essas observações forem trabalhadas desde a mais conturbada idade, o raciocínio lógico-matemático pode contribuir consideravelmente no ensino da Matemática. Encontraremos também nesta pesquisa, formas de inserir o raciocínio lógico no estudo da matemática, bem como novas técnicas de como resolver e elaborar problemas na área, que sejam associados à matemática. Em algum capítulo desta pesquisa mostrarei os argumentos, base de toda a matemática. É com eles que você conseguirá descobrir erros em enunciados de problemas, melhorar suas definições em sala de aula e sem dúvida aumentar o nível intelectual nos conhecimentos matemáticos.
A pesquisa foi construída através de bons livros e teóricos da filosofia, bem como a experiência de bons professores da área em Recife. Foram feitas também entrevistas, resumo das aulas dadas por esses professores bem como as visitas em cursinhos e universidades.
12