Demissoes com e sem justa causa
1.1 Admissão de candidatos
Para a contratação de empregados as empresas devem cumprir algumas formalidades procurando obter respostas às informações necessárias para a admissão do candidato ao cargo.
As grandes empresas possuem um departamento de seleção e recrutamento, onde trabalha psicólogos, entrevistadores, etc., são estes profissionais que cuidarão das etapas do processo de entrevista e admissão dos candidatos.
As pequenas e medias empresas na maioria das vezes não possui um departamento especifico para este trabalho, então precisam adotar outros meios. O candidato é entrevistado pelo responsável de recursos humanos e pelo superior imediato onde trabalhara. Alem da entrevista é necessário que o candidato apresente o CurriculumVitae onde estarão todas as informações sobre o candidato como suas experiências profissionais, formação acadêmica, cursos, etc.
Finalizado o processo seletivo da empresa, o responsável pela seleção escolhera o candidato que melhor se encaixa no perfil da empresa, ele então passara a fase de admissão do empregado, observando a legislação quanto a procedimentos de exigências e exames, documentos, etc.
1.2 Registro de empregados
A empresa regida pela CLT após admitir um funcionário devera registra-lo no livro, na ficha ou no sistema eletrônico. Quando a empresa sofrer uma fiscalização ela devera apresentar o livro ou ficha para o fiscal do trabalho, onde o mesmo fará a autenticação na pagina do ultimo registro preenchido e primeira folha em branco. O empregado entregara a documentação necessária para registro mediante o recibo que comprove o recebimento dos documentos, é proibida a retenção de qualquer documento de identificação pessoal do funcionário, conforme a Lei 5.553, de 06 de dezembro de 1968, artigo 1º e 2º, o empregador tem o prazo Maximo de 5 (cinco) dias para extrair os documentos necessários para a admissão do funcionário, devolvendo em seguida a documentação ao empregado, é recomendável que