Jogos matematicos
a)
1 INTRODUÇÃO
Visando a diversidade que engloba o ensino e a aprendizagem da matemática foi o que motivou a pesquisar esse tema Jogos matemáticos no Ensino Fundamental . Começaremos apresentando estratégias que poderão auxiliar os alunos no conhecimento aritmético e algébrico, visando facilitar e estimular a percepção e o raciocínio. Com foco na utilização dos jogos para o ensino, decidi explorar esta metodologia por fazer parte de uma didática diferenciada, onde o aluno é o sujeito deste processo, que permite identificar e adequar os jogos conforme as fases do educando.
Considero que a necessidade de uma proposta de trabalho que desperte interesse, auxilie na construção do conhecimento e que estimule o educando não só aprender o conteúdo , mas que desenvolva o conhecimento e algumas atitudes sociais, pois o educando repete no jogo situações vivenciadas no seu cotidiano. Portanto Teixeira e Vaz (2001, p8)afirmam que “ Numa sociedade tecnológica que valoriza os procedimentos de saber fazer, como a nossa, o professor tem que saber ensinar não só os procedimentos , as teorias, os conceitos , mas as atitudes”.
Esta pesquisa visará discutir os aspectos fundamentais da estruturação do processo psicopedagógico, tendo como objetivo a construção do conhecimento e do saber por parte do educando por meio dos jogos. Os usos dos jogos visam o desenvolvimento das competências, habilidades e raciocínio lógico do educando, facilitando assim sua capacidade seriar, classificar, sequenciar, quantificar e resolver problemas com maior facilidade.
Este meu tema é de grande importância para quebrar os tabus referente a matéria, estimulando assim as inteligências múltiplas de nossas crianças.
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
O ensino da matemática está entre as principais matérias para a formação dos educandos e da sociedade, pois ela estabelece uma relação entre o