Jogos Matematicos
RESUMO
Esse relato de investigação teve como objetivos estudar os processos cognitivos na construção do número de crianças do 3º e 4º ano da Educação Básica com dificuldades de aprendizagem em matemática. Verificar se os estudantes da amostra já possuem a conservação de quantidades, e a inclusão de classes, condições necessárias para o conceito de número na perspectiva da Psicologia genética. Participaram dessa investigação 15 crianças de 3º e 4º ano com dificuldades de aprendizagem. Para o diagnóstico inicial foram selecionadas três situações chamadas por Piaget de provas do comportamento operatório, são elas 1º Prova da conservação de fichas: 2º Prova da conservação do liquido: 3º prova da inclusão de classe. Os resultados mostraram que 37% das crianças já tem o comportamento operatório concreto, 9% estão em transição, 18% são consideradas pré operatórias e 36% das crianças não foi possível identificar o estágio em que as crianças se encontravam.
INTRODUÇÃO
O presente projeto busca destacar atividades lúdicas no âmbito escolar, aplicadas por três alunos do PIBID. (Programa de Iniciação a Docência), do subprojeto do curso de pedagogia cujo foco central é a “alfabetização Matemática”. A participação dos bolsistas ocorre em forma de auxilio aos professores regentes. O trabalho foi realizado em conjunto entre os bolsistas do PIBID, o coordenador do subprojeto e as professoras regentes.
Considerando a importância do desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e a dificuldade de trabalhar em conjunto o aspecto cognitivo, a interação social e o aspecto lúdico da aprendizagem, buscamos apresentar algumas considerações sobre a formação dessas dimensões. Assim, tomamos como objeto de estudo, a construção do raciocínio lógico-matemático influenciado pelo aspecto afetivo.
A criança muito cedo entra em contato com os números em sua vida cotidiana, no convívio familiar, nos