PCC 2 SEMESTRE 2014
Lógica Matemática
A Lógica Matemática, em síntese, pode ser considerada como a ciência do raciocínio e da demonstração, como estudo de certos aspectos relacionados a definições, teoremas e provas.
Prova é um raciocínio lógico, sólido, que estabelece a verdade da afirmação em estudo. Também podemos defini-la como ato de demonstrar através de operações lógicas, que uma determinada premissa ou proposição é verdadeira, ou seja, uma implicação tautológica. Para isso, podemos fazer o uso da tabela-verdade, de modo que toda vez que a última coluna apresentar todos os resultados como verdadeiros, a premissa analisada será verdadeira.
Outro método também utilizado é o de inferência (processo de derivar conclusões lógicas de premissas conhecida ou decididamente verdadeiras). Nesse processo, a conclusão é inferida a partir de múltiplas observações, podendo ser por dedução (de uma ideia geral chegar a uma particular) ou por indução (de uma ideia particular chegar a uma geral), dependendo do contexto.
Como o foco nesta disciplina foi o método de dedução, pude concluir que a lógica matemática consiste em um sistema dedutivo de enunciados que tem como objetivo criar um grupo de leis e regras para determinar a validade dos raciocínios. Assim, um raciocínio é considerado válido se é possível alcançar uma conclusão verdadeira a partir de premissas verdadeiras.
Cálculo Diferencial de uma variável
O uso do cálculo diferencial é de grande importância e pode ser utilizado em outras áreas de conhecimentos.
Na física, o cálculo diferencial pode ser aplicado na segunda lei de Newton, onde F=m.a, pois a aceleração pode ser expressa como a derivada da velocidade.
Na esfera da medicina, o cálculo pode ser usado para encontrar o ângulo ótimo na ramificação dos vasos sanguíneos para maximizar a circulação.
Na geometria analítica, o estudo dos gráficos de funções, o cálculo é usado para encontrar pontos máximos e mínimos, a inclinação, concavidade