Modelo RNR
Ano letivo 2013/2014
Modelo RNR
(modelo do Risco-Necessidade-Responsividade)
Faculdade de Direito da Universidade do Porto
Autores
Isabel Cristina Carneiro Rodrigues N.º201100789
Joaquim Sacchetti Verde N.º200908854
Luís Filipe Aveiro de Moura N.º200907965
Manuel João de Castro Rodrigues N.º201108157
Marie Catherine de Sousa da Silva N.º201108149
Docentes
Paula Castro
Margarida Amorim
Licenciatura em Criminologia 3.º ano / 1.º semestre
Ano letivo de 2013/2014 2
Modelos de Intervenção em Criminologia I
1. Sumário/Abstract
O modelo RNR tem sido usado com imenso sucesso para avaliar e reabilitar criminosos por todo o mundo desde os anos 80 e revela ser eficaz na prevenção da reincidência. Tal como o próprio nome sugere, vimos que o modelo é baseado em três princípios: o princípio risco, princípio necessidade e, por fim o princípio responsividade.
Com este trabalho foi sumarizado o papel destes princípios no desenvolvimento de instrumentos de avaliação de risco, e sua aplicabilidade prática que tem alguns limites devido à avaliação do staff, entre outros, mas que podem ser resolvidos com formações por exemplo (Bonta & Andrews, 2007). Através de uma componente prática concluiu-se que o modelo RNR pode ser complementado com outros modelos, tendo sido no nosso caso aplicado o cognitivo-comportamental, de forma a prevenir a reincidência e a reeducar os jovens ofensores.
Palavras-chave: risco; necessidade; responsividade; necessidades criminógenas; previsão comportamental; reabilitação; reincidência; tratamento.
2. Introdução
No âmbito da unidade curricular de Modelos de Intervenção em Criminologia I realizamos este trabalho escrito, tendo como objetivo principal a análise de vários artigos empíricos e experimentais, por forma a compreender o modelo RNR. Vamos começar por elucidar sobre os conceitos fundamentais para este modelo (risco, necessidade e responsividade), os seus