PCC 2 UNIP Semestre 2014
Relatório de Disciplinas
Conforme planilha de registros das atividades
2º Semestre Turma: 2014
Disciplina: Comunicação e Expressão
Atividade realizada: Contextualização na escrita
A Contextualização escrita assim concebida demanda, por parte do escritor, a mobilização de um vasto conjunto de conhecimentos (conhecimentos de mundo, de uso da língua, de práticas comunicativas)
A Linguística Textual teve, na sua evolução, três etapas distintas:
a) as análises transfrásticas, nas quais o objeto não era propriamente o texto, mas certos fenômenos linguísticos situados além da frase (pronominalização, correlação de tempos verbais, por exemplo);
b) as gramáticas, que consideravam o texto uma unidade linguística superior à frase, e buscavam estabelecer o percurso de geração do próprio texto, a partir de uma estrutura profunda;
c) a Linguística Textual, na qual o texto passa a ser visto como um processo (e não mais um produto), e resulta de ações finalisticamente orientadas, pelas quais se criam significados e se efetua a interação entre os seres humanos.
(Essa perspectiva decorre do fato de que a construção da linguagem constitui uma atividade interativa, na qual o sujeito (necessariamente ativo) mobiliza um vasto conjunto de saberes linguísticos, sócio interacionais, enciclopédicos).
Também se leve em conta o fato de não haver barreiras entre o que está no texto, e o que lhe é externo, de modo que o sentido do texto flui do próprio contexto. Este minicurso tem por objetivo discutir a noção de contexto e sua evolução, e expor os processos de contextualização na fala e na escrita. Procura-se, assim, evidenciar os processor mais frequentes em ambas as formas de realização linguística, e mostrar o papel da contextualização no estabelecimento da coerência textual.
Disciplina: Ciências Sociais
Atividade realizada: Relação indivíduo e sociedade
A visão dicotômica entre indivíduo e sociedade é fundamental nas Ciências Sociais, e