aspectos bio-psico-sociais
JEZREEL LUCAS ALVES RODRIGUES
LUIZ FERNANDO MARCHESE CAMPAGNOLO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO ADOLESCENTE BIO-PSICO-SOCIAL
CASCAVEL
2014
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1 Busca de si mesmo e da identidade
A adolescência não é apenas a passagem da fase infantil para a fase adulta, e sim um período de muita incerteza e insegurança, para passar da fase da adolescência é necessário conquistar maturidade nas questões referentes a quem sou eu? O que eu sou? E porque sou? E o que eu quero ser?. “A consequência final da adolescência seria um conhecimento de si mesmo como entidade biológica no mundo, o todo biopsicossocial de cada ser nesse momento de vida” (Aberastury e Knobel, 1989, p. 30).
Alem das inseguranças e incerteza caudadas pela busca da identidade, ocorre também insegurança diante de um corpo que esta em transformação; sendo saudável elaborar de forma aceitável e madura o luto pelo corpo que deixa de ser infantil a cada dia Segundo Aberastury e Knobel, “a busca incessante de saber qual a identidade adulta que se vai constituir é angustiante, e as forças necessárias para superar esses micro lutos e os lutos ainda maiores da vida diária obtêm-se das primeiras figuras introjetadas, que formam a base do ego e do superego desse mundo interno do ser” (Aberastury e Knobel, 1989, p. 35).
1.2 Tendência grupal
Em busca de segurança e estima pessoal os jovens buscam a uniformidade, se baseando um no outro, criando assim grupos; onde uns pertencem e outros não, uns pertencem por que pertencem e outros não pertencem pois não se ‘’enquadram’’ nos ‘’padrões estabelecidos’’ pelo grupo predominante de cada local e meio que envolve o adolescente. Segundo Aberastury e Knobel, Alguns adolescentes estão imersos tão profundamente na tendência grupal, que abandonar o grupo se torna praticamente impossível; deixa de lado