Homem Como Unidade Bio
Na minha óptica para melhor compreensão do título acima é necessário separar os termos. Nessa ordem de ideias fica da seguinte forma:
1. Homem com unidade Biológico – têm aqui a genética, os processos que ocorrem dentro dos organismos de modo que se registe o crescimento. Em geral mudanças que acontecem no corpo sejam elas visíveis ou não;
2. Homem como unidade Psicológica – aqui dá-se que o desenvolvimento ao nível da esfera mental, envolvendo mudanças psicológicas, que vão moldar a personalidade e outros aspectos abrangidos nesta área;
3. Homem como unidade Sociocultural – neste aspecto vemos que o homem precisa interagir com os demais ao seu redor e com esta interação adquire valor e identidade própria ou seja uma cultura.
Depois de ter separado os termos acima cheguei a conclusão que o homem é formado por quatro partes, e esta é indissociável onde cada elemento que compõe as quatro partes interage em conjunto com as demais. Seguindo essa ordem de ideias posso afirmar que:
Diz-se que o Homem é Unidade Bio – Psico – Sociocultural – porque para o homem poder viver em harmonia consigo mesmo tem de encontrar o equilíbrio entre as três unidades que o compõem. Visto que se em alguma delas tiver um problema esta afetara as demais.
Exemplo: Se um indivíduo estiver com problemas de ordem social, este ira afectar de forma directa as demais esfera que o compõe. E enquanto este não conseguir solucionar o problema que enfrenta não conseguira manter a harmonia e o equilíbrio entre as três.
Para mim quando se fala do Homem Como Unidade Bio-Psico-Sociocultural a ideia que figura no meu intelecto é a que acabo de apresentar.