Origem da trajedia
Uno primordial – É um principio da ORIGEM “é de onde vem tudo”. Algo sem ser! Não tem forma. É a potencia e Nitsche associa isso a Natureza, á força da natureza.
A origem da tragedia é uma metáfora (comparação) em que pegamos em termos que NÃO SÃO COMPARAVEIS que são eles as artes e a vida
Principio da individuação - através da individualização de cada ser. Algo com ser. Materializado. Com forma. Razão – primeiro identificar, e depois confarmar, para dar a unidade.
DIÓNISOS esta associado ao uno primordial.
Em Nitchse passa-se da QUESTAO DA OBRA PARA A QUESTÃO DA VIDA!
O uno primordial e o principio da individuação articulam-se , complementam-se através de uma FORÇA VITAL que é a potencia que vai orientar todo o aspeto da criação.
Apolo está associado ás FORMAS, as ARTES! O SONHO esta relacionado com a aparência, o mundo imaginário! O sonho é a REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE e é por isso que é associado ao DEUS APOLO e ao principio da individualidade.
PARA A ARTE:
O artista para criar tem que se inspirar em tudo que o rodeia, na natureza! (gaia – ideia da terra mãe, um TODO). Essa força destroi, é uma potencia que se manifesta através de forças que o homem n domina). Quando o homem vai buscar a inspiração a essa força vital, isso por si já é uma configuração da nossa parte. Busca de inspiração Á VIDA. (gaia é tudo , o bom e o mau). A partir disso é necessário traduzir isso de outras formas. São elas convenções e linguagens como a musica, a pintura, a poesia.
A ARTE É A ATIVIDADE MAIS ELEVADA DA VIDA HUMANA.
PARA A VIDA:
BIOS – que vem do biológico é o principio de potencia que esta em gaia e se traduz no uno primordial.
Contacto com algo de “bios” que é MUITO FORTE, vai-nos MARCAR E CHOCAR, e é a partir desse choque que nos questionamos! “como é que vai ser a minha vida? Eu tb vou morrer…(ex. da prof)”. NItshche diz que somos peritos em dar forma, mas