Sociologia do crime e da violencia
Campus Virtual
|[pic] |Atividade de Avaliação a Distância |
Disciplina: Sociologia do Crime e da Violência
Curso: Gestão de Segurança Pública
Professor: Alexandre Wagner da Rocha
Nome do aluno:
Data: 17/02/2011
Orientações: ▪ Procure o professor sempre que tiver dúvidas. ▪ Entregue a atividade no prazo estipulado. ▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final. ▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia com atenção o enunciado e responda as questões:
1. Observe as figuras e leia atentamente o texto abaixo, extraído em http://gballone.sites.uol.com.br/temas/violen_inde.html
Violência e Saúde
É habitual a questão do crime envolver uma série de reflexões e comentários que ultrapassam em muito o ato delituoso em si; são questões que resvalam na ética, na moral, na psicologia e na psiquiatria simultaneamente. Sempre há alguém atrelando ao criminoso, traços e características psicopatológicas ou sociológicas: porque Fulano cometeu esse crime? Estaria perturbado psiquicamente? Estaria encurralado socialmente? Seria essa a única alternativa? Ou, ao contrário, seria ele simplesmente uma pessoa maldosa? Portadora de um caráter delituoso, etc.
Na década de 80, alguns estudos epidemiológicos realizados na Alemanha (H. Haefner e W. Boeker -1982) comprovaram que não havia doentes mentais em excesso entre os criminosos violentos, quando comparados à população geral. Seguiram-se inúmeros estudos sobre a associação doença mental-violência, incluindo a ampla investigação norte-americana (Epidemiological Catchment Area -Swanson et al. 1997).
[pic]
Aliás, se estatística tem mesmo valor para deduções, os pesquisadores comprovaram que a idade média do doente mental criminoso, por ocasião da prática do crime, era 10 anos maior do que a do