Brasil
Motivos internos
Parte da elite mineira e muitos intelectuais mineiros questionando a alta carga tributária, abusos fiscais, a alta cobrança de impostos, questionando o colonialismo porque só podiam comercializar com os portugueses.
Motivos externos
Ideias iluministas que trouxeram para o Brasil. Antes disso teve os EUA que se separou da Inglaterra. Foi discutido em lojas maçônicas.
Consequências
*Morte e exílio dos revoltosos, um dos casos foi a morte de José da Silva Xavier (Tiradentes) que foi punido, morto, enforcado e esquadrejado.
*Ideias emancipatórias
*Sentimento antilusitano, sentimento nacionalista se espalhando.
Conjuração Baiana (1098) ou revolta dos alfaiates
Houve maior envolvimento de pobres e escravos, participação popular.
Fatores internos: Crise econômica, descaso e abandono. Os habitantes sofriam com a frequente falta de gêneros alimentícios, com o constante aumento dos preços e com os elevados impostos.
Fatores externos: Ideias iluministas e liberais.
Características: Primeiras ideias de libertação da mão de obra escrava e de igualdade social mais ideias da inconfidência mineira. Saiu do plano das ideias, mas as forças portuguesas reprimiram o movimento.
Consequências
*Morte e exílio de revoltosos
*Enfraquecimento do poder de Portugal na Bahia
*Fortalecimento do sentimento nacionalista
Período Joanino
Vinda da família real para o Brasil
Motivos
*Período Napoleônico
*Bloqueio continental
*Diplomacia inglesa
Devido Napoleão ter travado o bloqueio continental impedindo os países de comercializar com a Inglaterra, Dom João se viu sem saída. Então, ficou aliada a Inglaterra.
A Inglaterra oferece escolta da família real portuguesa para o Brasil e a promessa de uma expulsão dos franceses do território português.
Dom João VI foge para o Brasil em novembro de 1807 e chegando no Brasil em janeiro de 1808.
Principais medidas
*Abertura dos portos às nações amigas (Inglaterra). – essa atitude