trabalho bio
AS FASES DO CICLO CELULAR
A fase M, ou de divisão celular, em geral dura apenas cerca de uma hora. A interfase corresponde às 23 horas restantes do ciclo, ela compreende três fases: G1, S e G2. As fases G1 e G2 correspondem a intervalos, onde a célula cresce para recuperar o volume que a célula-mãe tinha antes da divisão. Nesse período, são sintetizadas membranas para o complexo de Golgi, o retículo e para a incorporação à membrana plasmática. Além disso, organelas celulares como mitocôndrias crescem e se clivam. Na fase S o DNA é duplicado.
MULTIPLICAÇÃO SEM CRESCIMENTO
No início do desenvolvimento embrionário, o zigoto, ou célula-ovo, sofre ciclos sucessivos de mitose em que as células-filhas são cada vez menores. Nessa fase, diz-se que o ovo está sofrendo clivagem e, embora o número de células aumente, o volume do embrião é quase igual ao da célula inicial. Esta é uma situação especial que o ciclo celular é uma sucessão de fases S e M, sem parar em G1 e G2. Isto acontece porque a célula-ovo tem, quando comparada às células do indivíduo adulto, um grande volume citoplasmático, e nesse citoplasma há um estoque das moléculas necessárias. Dessa forma, as divisões são rápidas, mas o volume das células-filhas vai diminuindo, embora o do núcleo permaneça constante. A partir de um ponto, essas células continuarão não apenas a se dividir, mas começarão a se diferenciar nos diversos folhetos e anexos embrionários.
CONTROLE DO CICLO CELULAR
O disparo de cada etapa do ciclo celular é feito durante a etapa anterior. É como o ciclo de uma máquina de lavar: encher lavar enxaguar centrifugar. A máquina possui sensores para medir o nível de água, temporizadores para que cada etapa dure apenas o necessário. Nas células esse mistério começou a ser elucidado a partir de experimentos com ovócitos de sapo (Xenopus). O zigoto dos animais normalmente é uma célula grande, e no caso do Xenopus mede mais de 1mm.
CONTROLE INTERNO DO CICLO
O controle do ciclo