Portfolio
Foi ele também quem deduziu o principio aqui tratado após receber a tarefa de averiguar se a coroa comprada pelo rei Hierom II era de ouro puro ou teria sido adulterada por um metal mais barato. Para isso, Arquimedes colocou em um dos lados de uma balanca, imersa em água, a coroa e do outro a mesma massa de ouro supostamente utilizada pois assim era necessário apenas verificar se a balança se inclinava em alguma direção.
Dessa forma, ele descobriu a solução e concluiu que todo corpo imerso no liquido sofre ação de uma força vertical, chamada empuxo, com valor igual ao peso da porção de liquido deslocado.
Sendo, E=Md*g, onde Md é igual a massa do volume deslocada e g é aceleração da gravidade, e Md=p*V , onde p é igual a densidade e V ao volume, o empuxo entao pode ser escrito em função do volume como E=p*g*V.
O empuxo, portanto, é existência da ação de várias forças sobre um corpo imerso em líquido e a resultantes de todas elas, de baixo para cima, é a representação da influência do empuxo sobre o corpo. Por isso, podemos notar que alguns objetos descem quando são colocados sobre a água, pois o peso deles é maior do que a força de sustentação, fazendo com que o empuxo desça para o fundo do recipiente. Caso o peso do objeto seja menor que o empuxo, o corpo flutará sobre o líquido.