A importancia do acolhimento para o vinculo escola familia
SAÚDE E EDUCAÇÃO DE GUARULHOS
CURSO DE LETRAS
A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO PARA A FORMAÇÃO DO VÍNCULO ESCOLA-CRIANÇA
FAMÍLIA
Trabalho de término de curso apresentado como requisito parcial para aprovação no curso de Letras das Faculdades Integradas De Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos
Turma 6º A – orientado pelo professor André.
GUARULHOS – junho/2010
Flávia Benfatti Corá RA 060145
Tema Desenvolver um estudo ressaltando a importância do acolhimento das crianças na formação de um adequado vínculo escola-criança-família.
Objetivo específico
• Discorre acerca das fases do desenvolvimento infantil enfocando os aspectos bio-psico-sociais.
• Realizar estudo bibliográfico sobre o histórico das creches
• Analisar a trajetória e atuação do esducador da creche
• Enfatizar a influência do educador na formação da personalidade da criança
• Enfatizar a importância dos vínculos no ambiente escolar e familiar
Problematização do tema
Face à complexidade que envolve a relação professor-aluno e seus profundos efeitos no desenvolvimento psicológico da criança, bem como o grau de influência que ela pode exercer na família, a conscientização do papel do educador deveria ser preocupação constante das instâncias responsáveis pela educação.
Ficam, pois, algumas das indagações, tais como: será que, de fato, cada educador tem esse olhar no trabalho diário? Recebeu preparo psico-pedagógico e técnico em sua formação? Vivenciou uma experiência satisfatória em sua vida escolar (o que certamente contribuiria para a qualidade da sua atuação, enquanto educador?) Cabe indagar também se apresenta disponibilidade interna para receber subsídios teóricos que o levariam a rever sua prática; se exerce seu trabalho com suficiente dedicação e envolvimento na “arte de educar”.
Poder acompanhar uma fase tão importante, quanto os seis primeiros anos de vida de uma criança, e dar-lhe oportunidade de compartilhar