As três visões do processo educacional do século XX
Introdução:
Pierre Bourdieu foi um sociologo francês que retoma o ponto de vista durkeimiano, mescla o ponto de vista de Durkheim a outras vertentes intelectuais e tem por objetivo demonstrar o peso "do sistema" das práticas educacionais,Antonio Gramsci foi um filósofo, político, cientista político, comunista e antifascista italiano. A importância das ideias de Gramsci está em sua capacidade de atualizar o pensamento de inspiração marxista .Como, se sabe, o conceito de reforma intelectual, juntamente a outros como “bloco histórico”, “cisão de classes” e “mito” fazem parte de complexos compósitos conceituais do autor. Em Gramsci, tal compósito é apresentado sob denominação de “hegemonia”.
Mannheim retoma a formulação de Weber sobre os tipos de educação - pedagogia de cultivo e pedagogia de treinamento. Defendia que professores e alunos utilizassem a sociologia como fundamento teórico para a compreensão da situação educacional moderna. Não concordava com a ideia de que a teoria pode existir apenas pela teoria, achava que a sociologia poderia servir de base para o aprimoramento da educação.
Categorias:
Bourdieu teve influência do pensamento de Durkheim que serviu de base para sua teoria, ofereceu os métodos fundamentais para a construção de uma sociologia da educação do séc. XX.
A categoria do pensamento de Gramsci reflete numa análise atualizada de Marx, e ficou conhecida como a Teoria Ampliada do Estado ou a Teoria da Ação da Busca Revolucionária com base em outras estratégias e não aquelas que foram adotadas na Rússia .
Já a categoria de Mannheim esta baseada nos pensamentos de Weber com seus tipos de educação sendo a de pedagogia de cultivo e pedagogia de treinamento.
Objetivos:
Teoria de Bourdieu:
Introduziu uma síntese teórica entre o modelo durkheimiano e o estruturalismo permitindo demonstrar como os indíviduos reproduzem as orientações determinadas pela estrutura social