RESUMO EDUCA O HOTELEIRA
Disciplina: Educação Hoteleira
Docente: Jonilson Costa
Discente: Kelly Amanda da Silva Santos
Resenha: Sociologia da Educação Rodrigues, Alberto Tosi,
Capitulo V: três Visões sobre o processo educacional no sec. XX
No capítulo V , sobre as três Visões, o processo educacional no século XX,o autor faz uma analise sociológica da educação Contemporânea e apresenta a visão educacional do Sociólogo Pierre Bourdieu, do intelectual Antônio Gramsci e do sociólogo e filósofo Karl Mannheim.
Bourdieu e os esquemas reprodutores
Segundo Bourdieu,a teoria durkheimiana e o estruturalismo permitem demonstrar como os indivíduos, em sua ação, apenas reproduzem as orientações determinadas pela estrutura social vigente. Ainda segundo o sociólogo francês, o sujeito de fato não existe, o sujeito está simplesmente submetido aos desígnios da sociedade, faz o que suas estruturas determinam, não sabe disso e ainda é iludido pelos discursos dominantes, que fazem pensar que sua ação é resultante de vontade própria. Em seu livro “Os herdeiros” publicado com a colaboração de
Passeron,fala que encobertos sob as aparências de critérios puramente escolares, estão critérios sociais de triagem e de seleção dos ínvidos para ocupar determinados postos na vida.
Ainda Bourdieu, destaca que a ação pedagógica é um tipo de violência simbólica ao impor através de um poder arbitrário um determinado arbitrário cultural. È mencionado que a violência simbólica designa uma imposição arbitrária ao educando, que oculta às relações de força que estão na base de seu poder.
Bourdieu e Passeron apontam que o educando ao interiorizar os princípios culturais muitas vezes impostos é também incorporado ao habitus do professor, logo o trabalho pedagógico tende a reproduzir as condições sócias que