As Organizações
Podemos definir organização como um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente, mas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objetivo pré-determinado através da afetação eficaz de diversos meios e recursos disponíveis, liderados ou não por alguém com as funções de planear, organizar, liderar e controlar.
TIPOS DE ORGANIZAÇÃO
PRIVADA:
Empresa privada é aquela que não é do poder do Estado, ou seja, seu dono/criador possui todos os direitos sobre ela. Empresas privadas são empresas cujo capital (máquinas, equipamentos, edificações) é detido na sua maioria pelos agentes econômicos privados (as famílias ou indivíduos), e cujo o objetivo final é o lucro.
Exemplo: Carrefour, Nestlé, Sadia, Banco Real, Casas Bahia etc.
FAMILIAR:
A empresa familiar é toda aquela que esteja ligada a uma família durante pelo menos duas gerações. Isto, se essa ligação resulta em uma influência recíproca, tanto na política geral do empreendimento, como nos interesses e objetivos da família. É atuante em vários segmentos: agricultura, estacionamento, hotelaria, publicidade, restaurantes entre outros.
Exemplo: A maioria das cadeias hoteleiras ainda são de propriedade familiar. Normalmente, empresas familiares são relativamente bem sucedidas como fornecederas de empresas maiores, que apreciam e valorizam a presença do proprietário. Assim, muitas são distribuidoras e indústrias.
TERCEIRIZADA:
Terceirização é o processo pelo qual uma empresa deixa de executar uma ou mais atividades realizadas por trabalhadores diretamente contratados e as transfere para outra empresa. Nesse processo, a empresa que terceiriza é chamada “empresa-mãe