Teorias da Administração II
1) Para que estudamos as Teorias da administração?
Estudamos para atuar na condução, interpretação e modificação dos interesses dos sistemas organizados.
2) O que significa a expressão “senso comum”?
É a maneira pela qual o homem interpreta o universo, o mundo, as organizações e a si mesmo. É o resultado da procura empírica do homem para solucionar seu problemas do cotidiano.
3) Em uma mesma área do saber, dê um exemplo de Ciência Básica, Ciência Aplicada, Técnica e Produção e Comercialização ou Serviços.
Ciência Básica: Química;
Ciência Aplicada: Descoberta de novas substâncias;
Técnica: Desenvolvimento de uma vacina, visando a cura de uma epidemia;
Produção e Comercialização ou Serviços: Laboratórios.
4) Qual a definição da “Teoria”, segundo Goode, 1975?
É o resultado da pesquisa, na confrontação e testagem dos fatos a partir das suas hipóteses estruturantes. Ela é derivada de esforço articulado e continuado da pesquisa. É um instrumento da ciência, na medida em que orienta e restringe a amplitude dos fatos estudados, possibilita esquema conceitual para interpretação e análise dos fenômenos, resume os fatos em generalizações empíricas e em sistemas de generalizações, prevê fatos e aponta lacunas do conhecimento em si.
5) Marque V para a(s) assertiva(s) verdadeira(s) ou F para a(s) falsa(s).
( F ) Ao estudar aspectos da organização social das civilizações antigas, não encontramos sinais de práticas gerenciais.
( V ) A Administração é um campo determinado de estudo cujo objeto central da análise é a organização de produção e a aplicação dos seus recursos para alcance de objetivos específicos. Pág. 16
( V ) A construção da Pirâmide de Kéops, por exemplo, expressa um empreendimento originado de processo planejado, coordenado e articulado. Portanto, é fruto da gestão.
( V ) Para compreensão das transformações ocorridas no pensamento