teoria da Administração II
Elisângela Pereira Barbosa
Ciências Sociais
Buritis/ MG
2014
Administração é um campo do conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas que possibilita entender, interpretar, avaliar e julgar o funcionamento das organizações sociais de produção.
Não raro, quando lemos textos de Administração ou mesmo quando assistimos a palestras e a conferências de estudiosos e pesquisadores da área, nos deparamos com o estabelecimento de analogias entre;
senso comum e ciência;
técnica e ciência;
teoria e paradigma; e
paradigma e escola do pensamento.
Esse emaranhado de analogias e correlações precisa ser esclarecido, afinal vamos iniciar os estudos das escolas do pensamento da Administração como campo científico. Mas como entender? Vamos ver juntos?
No âmbito da análise e estudo organizacional, encontraremos os sistemas* fundamentados no interesse geral e comum e os assentados num interesse particular e comum. No primeiro grupo, encontram-se aquelas unidades sem organização definida – vila, povoado –, as semiorganizadas – cidade, região – e as organizadas – a igreja, o Estado.
Ao concluir este curso de graduação, você estará habilitado ao processo de gerenciamento de sistemas organizados, particularmente, por meio da condução dos entes que integram as diversas estâncias de governança.
Vamos resgatar, ainda, os sistemas baseados no interesse particular e comum, os quais podem adquirir configurações distintas por meio de entes sem organização definida, como os grupos raciais ou mesmo as classes sociais, os semiorganizados – família, turma de amigos – e os organizados – escolas, associações, sindicatos, empresas.
É para atuar na condução dos interesses dos sistemas organizados que estudamos Administração e é para poder interpretá-los, modificá-los que iremos estudar as teorias da
Administração.
Para entendermos os sistemas organizados de produção com base em suas