As metamorfoses da questão social
Ecléa Bosi Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1966), mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1970) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1971). Atualmente é professor emérito da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, memória, cultura. Coordenadora da Universidade aberta à terceira idade.
Site disponível em: HTTPS://uspdigital.usp.br/tycho/curriculolattes
Este trabalho na introdução revela ser um estudo realizado com operárias no campo da leitura, na verificação se operárias que trabalham numa fabrica em São Paulo tem o habito de ler, já que para ler é algo que precisa do interesse pessoal, você ir a banca comprar um livro e Lê-lo, e ao assistir televisão se torna uma atitude simples, pois a TV já se encontra ligada e assim as pessoas dariam preferência ao mais fácil. Logo em seguida a autora Ecléa Bosi vai falar da abrangência que envolve a leitura, os meios de comunicação e como isso chega até população. Como culturalmente temos esse habito de leitura e da comunicação em massa. Assim a autora fala de problemas enfrentados relacionados a comunicação, que são problemas relativos ao emissor, ao destinatário, a mensagem em si, ao canal da mensagem, ao código e ao contexto que foi algo escrito historicamente.
Logo depois do pós guerra a estrutura global foi se modificando e assumindo uma civilização industrial e ao mesmo tempo foi acontecendo essa comunicação de massas, pois o que antes apenas a burguesia tinha acesso hoje praticamente toda população mundial pode acessar as noticias, jornais e televisores; esse é um fenômeno novo na historia contemporânea e assim vários filósofos vão fazer suas