“As metamorfoses da questão social
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: SEMINÁRIO TEMÁTICO I / 8º SEMESTRE
PROF.ª: Ms. PATRÍCIA FREITAS MARTINS
ALUNA: TACIANA DE FREITAS CAFÉ
SÍNTESE DO TEXTO:
“AS METAMORFOSES DA QUESTÃO SOCIAL
UMA CRÔNICA DO SALÁRIO”
ROBERT CASTEL
FEIRA DE SANTANA-BA
2013
SÍNTESE
“AS METAMORFOSES DA QUESTÃO SOCIAL
UMA CRÔNICA DO SALÁRIO”
ROBERT CASTEL
A questão social é retratada atualmente segundo o autor pelo enfraquecimento salarial que atinge toda sociedade através do desemprego estrutural, da fragilidade dos empregos, da precariedade dos direitos que se tem cada dia menos.
Na ausência do estado social democrático onde o estado deixa seu papel social para entidades filantrópicas e se sai de qualquer responsabilidade, a população fica a mercê das políticas compensatória e do cruel mercado capitalista.
A Seguridade Social que é “a garantia dada a cada homem de que, em qualquer circunstância, poderá assegurar, em condições satisfatórias, sua subsistência e das pessoas sob sua responsabilidade” só acontece mediante ao pleno emprego e a prevenção do desemprego segundo as palavras do autor.
A partir dos 70 surge a problemática do emprego mediante sua precarização de diversas formas. O que antes era estável e seguro torna-se flexível, parcial e instável dividindo o mercado em duas classes: os mais preparados que conseguem ser assegurado e os menos preparados que ficam a mercê e subordinados ao cruel mercado afetando com isso os jovens, as mulheres e homens na faixa etária de 30 a 49 anos.
Infelizmente está cada vez mais difícil ingressar no mercado de trabalho, as exigências são grandes e poucas são as vagas ficando todos expostos a competitividade que o mercado nos impõe e a sua seletividade.
Levando em conta as baixas qualificações da camada excluída o que nos assusta é dizer que mesmo essas pessoas tendo acesso a qualificações não lhes da garantia de ingressas no mercado de trabalho considerando o baixo incentivo que as empresas