As Metamorfoses Da Questao Social Robert Castel
Faculdade de Ciências Sociais
Curso de Relações Internacionais
As metamorfoses da questão social – Robert Castel
Autor: Júlia Carvalho
Disciplina: Trabalho e Sociedade - Professor: Haydee Roverati
São Paulo
2013
As metamorfoses da questão social – Robert Castel
Disciplina: Trabalho e Sociedade - Professor: Haydee Roverati
Robert Castel é um sociólogo francês, nascido na década de 1930, que teve sua obra marcada, dentre outros temas, os seus estudos sobre o trabalho. No livro “As metamorfoses da questão social”, o autor faz uma análise histórica dos processos mais importantes de construção da sociedade assalariada desde a idade média, e colocam a condição proletária, condição operária e condição salarial, como as três modalidades das relações que o mundo do trabalho mantém com a sociedade global.
Segundo Castel, a situação atual é marcada por uma comoção que, recentemente, afetou a condição salarial: o desemprego em massa e a instabilidade das situações de trabalho, a inadequação dos sistemas clássicos de proteção para dar cobertura a essas condições, a multiplicação de indivíduos que ocupam na sociedade uma posição de empregados de um modo precário. De agora em diante, para muitos, o futuro é marcado pelo selo do aleatório.
Sob a ótica de Castel, a sociedade atual encontra-se numa bifurcação: aceitar uma sociedade inteiramente submetida às exigências do mercado ou construir uma figura do Estado social capaz de atender ao novo desafio. A aceitação da primeira opção representaria o desmoronamento da sociedade salarial. Já a segunda opção representaria uma redefinição do pacto social, um pacto de solidariedade, um pacto de trabalho, enfim um pacto de cidadania.
Vale ressaltar que muitos elementos expostos pelo autor na obra em questão estão presentes no contexto brasileiro, como a "precariedade do emprego" e "desfiliação social", apesar do foco do autor estar pautado no cenário francês na década de 70.
Estar inserido