resposta imune a infecão por vírus
Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia
Curso de Medicina Veterinária
Disciplina de Imunologia
Resposta imune a infecção por vírus
Discentes: Ana Caroline Ongaratto
Bruna Pinheiros Feitosa
Gessica Gomes
Rafael Romeu
Araguaína
2015
Resposta imune a infecção por vírus
Introdução:
A imunologia é o estudo das defesas do organismo contra infecções. Mesmo sabendo que os animais vivem rodeados por diversos microrganismos patógenos com exposição continua a estes, raras são as vezes que os animais ficam doentes devido a esta exposição. As respostas que os animais desenvolvem contra essas infecções por patógenos potenciais são conhecidas como respostas imunes. Esta resposta imune tem papel fundamental na defesa contra agentes infecciosos e se constitui no principal impedimento para a ocorrência de infecções disseminadas, habitualmente associadas com alto índice de mortalidade (MACHADO et. al., 2004).
O organismos animal utiliza múltiplos e simultâneos sistemas defesa. Desta forma, um microrganismo que consiga ultrapassar a primeira defesa é confrontado por uma segunda barreira, ainda maior, e assim sucessivamente. Sendo a primeira a barreira física, seguida da imunidade inata e imunidade adaptativa. Com o tempo e persistência, um microrganismo acabara conseguindo superar as barreiras físicas, mas mesmo assim, a maioria das tentativas de infecções microbianas e virais é bloqueada antes mesmo que possam causar doença. Sendo assim, cada barreira forma uma defesa mais eficaz que a anterior. O sistema imune inato é uma rede de subsistemas conectados que não apresenta qualquer tipo de memória e, assim, cada episódio de infecção é tratado da mesma forma, caracterizando-se por ser uma resposta rápida. Este sistema possui células fagocíticas e o sistema complemento.
O sistema imune adaptativo é responsável pela proteção final do organismo capaz de reconhecer e destruir patógenos, desse modo, aprende e guarda memória com todo esse processo,