Parasitologia
Química Aplicada
Triénio 2012/2015
2013/2014
Parasitologia
Trabalho realizado por:
Rafael Leão nº18
David Carvalho nº 7
Miguel Monteiro nº 17
Tiago Barros nº 23
Índice
Introdução
Parasitologia
A Parasitologia é a ciência que estuda os parasitas, os seus hospedeiros e relações entre eles. A Parasitologia também engloba os filos Protozoários, do reino Protista e Nematoda, Annelida, Platyhelminthes e Arthropoda, do reino Animal. Podem ser classificados de duas maneiras, unicelulares e multicelulares, os unicelulares são os protozoários e os nematódeos, anelídeos, platelmintos, e artrópodes multicelulares.
Também há parasitismo em plantas, que temos o caso do cipó-chumbo. Também há parasitismo em fungos, que é o caso da micose, em bactérias e até em vírus.
Tipos de Parasitas
Existem vários tipos de parasitas, tais como, Ténias, Ascarídeos, Ancilostomídeos, Tricurídeos, Giarda, Coccídia, Dirofilária e Angiostrongylus Vasorum.
As ténias são os parasitas intestinais mais visivelmente detetados, por vezes pode aparecer como segmento em forma de grão de arroz na região anal dos animais ou dos seres humanos. Às vezes as Ténias não têm segmentos visivelmente detetáveis que podem originar doenças graves e fatais para os seres humanos. As Ténias precisam de um hospedeiro intermediário, tais como, pulgas, coelhos, redores e ruminantes, para chegarem à forma adulta.
Os Ascarídeos têm uma cor amarelada, podem atingir os 10 a 15 centímetros de comprimento. São visíveis se forem expulsos pelo vómito ou pelas fezes, mas por vezes, é bem possível que os animais infetados não apresentem sintomas externos. Estas “lombrigas” reproduzem-se rapidamente, uma única fêmea pode produzir até 100,000 ovos por dia.
Os Ancilostomídeos têm cerca de 1 a 1.5 centímetros de comprimento, são encontrados no intestino