Parasitologia
A parasitologia é uma ciência, da área de saúde, auxiliar da medicina e veterinária. Esta ciência atua no estudo dos parasitas invertebrados, protozoários e algumas espécies de parasitas vertebrados.
Esta ciência tem como objetivos principais:
* Tratar dos sintomas provocados por parasitas;
* Desenvolver tratamentos contra os parasitas;
* Identificar os processos de desenvolvimento de epidemias parasitárias;
* Criar métodos de profilaxia das doenças causadas pelos parasitas em seres humanos e animais.
Os especialistas em parasitologia precisam conhecer muito bem o ciclo de vida dos parasitas, as formas de infestação e os fatores que influenciam na distribuição e densidade dos parasitas. Esta ciência é muito importante, pois muitos parasitas podem provocar doenças complicadas, levando o indivíduo afetado, se não tratado adequadamente, à morte.
Principais doenças provocadas por parasitas (parasitoses):
Amebíase
Leishmaniose
Giardíase
Tricomoníase
Malária
Toxoplasmose
Esquistossomose
Teniase
Cisticercose
Enterobiose
Filariose
Ancilostomose
Ascaridíase
Métodos Diagnósticos na Parasitologia
A inclusão de diferentes métodos diagnósticos em parasitologia decorre da peculiaridade de cada parasitose, tendo-se em vista a biologia do protozoário ou do helminto a ser pesquisado. Os exames parasitológicos podem ser qualitativos ou quantitativos, apresentando diferentes sensibilidades na detecção de ovos e larvas de helmintos e cistos de protozoários. O sucesso diagnóstico das parasitoses depende da coleta das fezes e do número de amostras.
Amostras fecais
Exame macroscópico
As amostras de fezes não preservadas devem ser examinadas macroscopicamente para determinar a consistência, o odor, a cor, a presença ou ausência de sangue, de muco, de proglotes e de vermes adultos ou outras condições anormais. Consequentemente, o exame macroscópico deve sempre