RESUMO DA ATUACAO DOS PSICOLOGOS NA SISTEMA PENAL
A ATUAÇÃO DOS PSICÓLOGOS NO SISTEMA PENAL
Castanhal – PA
2014
FACULDADE DE CASTANHAL-FCAT TIAGO CORREIA RODRIGUES
A ATUAÇÃO DOS PSICÓLOGOS NO SISTEMA PENAL- Resumo
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Psicologia Jurídica do Curso de Direito da Faculdade de Castanhal – FCAT como requisito de avaliação parcial do 1º NVA.
Orientador: Prof. MSc Ana Lúcia Santa da Silva
Castanhal – PA
2014
A atuação dos psicólogos no sistema penal
Na obra de Castel vemos que a partir da dissolução da ordem feudal tem início um intenso processo migratório,aumentando o número de desocupados, forçados a vagar em busca de trabalho.
Sem outra alternativa, essas pessoas passam a compor a clientela dos dois tipos de dispositivos que se firmarão ao longo do século xiv: a assistência, só acessível aos pobres válidos para o trabalho e com residência conhecida, e a internação/ reclusão, nesse momento destinada ao enclausuramento dos doentes venéreos, loucos, pobres sem domicílio, mendigos e vagabundos irredutíveis, menores abandonados e moças necessitadas de correção.
Na medida em que vão piorando as condições de trabalho, vão sendo criadas novas leis para coagir a classe trabalhadora e punir os que recusam o trabalho. É quando a internação e reclusão se iguala e têm apenas uma função: absorver a massa de desviantes e corrigí-los através do trabalho forçado, orações e disciplina.
A medicância passa então a ser perseguida em toda europa pré-capitalista, e para controlar a ameaça constituem-se vastas casas de trabalho, de detenção e hospitais cuja função principal será transformar essas forças inúteis em força de trabalho.
Para Foucalt, a justiça, a serviço da burguesia, assumirá como um de seus papéis: fazer com