Trabalho de quimica; catalisador
Um dos primeiros modelos ficou conhecido como catalisador Autolatina, instalados nos carros Gol, Parati, Saveiro, Logus, Pampa e Versailles fabricados entre 1992 e 1996.
Em 1997, este equipamento foi considerado obrigatório por lei e pode ter apenas revendas apenas catalisadores com conformidade avaliada pelo Inmetro.
A parte interior de um catalisador é muito semelhante a uma colmeia, ele é constituído por uma cerâmica ou metálica onde é impregnado o material que efetua a catálise propriamente dita. A seguir ele é enrolado em uma manta termo expansiva que fixa, veda, isola termicamente e dá proteção mecânica ao componente. Por fim, o catalisador é montado dentro de uma carcaça de aço inoxidável revestidas por metais, dando origem ao conversor catalítico. Desta forma, os catalisadores podem ser de dois tipos:
- Catalisadores de redução: Utilizam metais como ródio e paládio em pequenas quantidades para provocar a conversão do óxido de nitrogênio, responsável pelo Smog, em nitrogênio e oxigênio.
- Catalisadores de oxidação: Fazem uso de metais como paládio e platina, também em pequenas quantidades, para induzir a conversão dos hidrocarbonetos não queimados no motor e do monóxido de carbono em dióxido de carbono e água.
O funcionamento do catalisador três vias opera num circuito fechado que inclui uma catálise redutora, uma catálise