Os Estagiarios
CATALIZADORES
Chapecó,
Dezembro de 2014.
INTRODUÇÃO
Catalisador é uma substância química que não participa da reação química. Diminui a energia de ativação e aumenta a velocidade da reação.
O catalisador acelera a reação mas não altera a composição química dos reagentes e produtos envolvidos. A quantidade de substância produzida na reação não se altera com o uso de catalisadores.
Neste trabalho veremos as funções dos catalizadores, onde na qual será aprimorado a indrodução para um melhor desenvolvimento, concluindo com o aprendizado obtido desta pesquisa.
HISTÓRIA
Os cientistas Jöns Jakob Berzelius e Wilhelm Ostwald deram início aos estudos sobre catalisadores no início do século XIX.
Em 1912 foi a vez do craking térmico, produzido exclusivamente pelo calor, já em 1936 introduziu-se a argila como catalisador. E em 1954 a produção se aprimorou com a chegada dos zeólitos: silicatos mistos de alumínio e metais alcalinos obtidos sinteticamente.
Atualmente o comércio de catalisadores vem crescendo de uma forma considerável, a utilização se dá principalmente em refinarias de petróleo, na produção de plásticos e polímeros em geral, e para outras indústrias químicas.
FUNÇÃO
Os catalisadores cumprem a importante tarefa de fazer com que as moléculas presentes em uma reação reajam com uma velocidade maior. A velocidade de um grande número de reações é influenciada pela presença dessas substâncias, elas aceleram a reação e não influenciam na composição e nem na quantidade do produto final da reação, isto é, permanecem quimicamente inalteradas no processo.
Princípio de utilização: os catalisadores possibilitam um novo caminho para a reação. Esse caminho alternativo exige menor energia de ativação, fazendo com que a reação se processe de maneira mais rápida. No final do processo o catalisador é devolvido sem sofrer alteração