CATALISADOR TRABALHO
No âmbito de melhoria do processo de ensino e aprendizagem, colocando o estudante como centro do mesmo processo, foi concebido aos estudantes que de maneira individual elaborassem um trabalho de pesquisa da cadeira de química geral, visto que à Química é uma ciência que se dedica ao estudo dos materiais que constituem a natureza, sua composição e reparação, as transformações que sofrem, as energias envolvidas nesses processos e a produção de novos materiais.
O mesmo está subordinado ao Tema Catálise Homogenia e Heterogenia. No desenvolvimento do mesmo ira-se abordar os conceitos do processo catalítico, os tipos genéricos de catálise, pois este é um processo que desde muito vem desempenhando um papel muito importante para o estudo da Química, em geral e em particular na cinética Química.
1. Catalisador Homogéneo e Heterogéneo
1.1 Conceito e características do catalisador
Catálise do grego ʺkatálysisʺ, é o aumento de velocidade da reacção, provocado pelo catalisador.
A catálise é um processo no qual a velocidade de uma reacção é influenciada pela adição de uma substância química para diminuir a energia de activação (Ea) e, então, alterar o mecanismo de reacção, fornecendo assim um caminho alternativo de reacção, com energia de activação menor que o caminho convencional. Os catalisadores permitem que as reacções ocorram com maior velocidade e em temperaturas mais baixas. Além disso, os catalisadores devem ser utilizados em pequenas proporções e serem recuperados intactos ao final da reacção.
ʺCatalisador é substância que aumenta a velocidade da reacção, sem ser efectivamente consumido no processoʺ (TITO e CANTO, 2007).
Catalisador é uma substância química que não participa da reacção química. Diminui a energia de activação e aumenta a velocidade da reacção.
Exemplo: Na preparação laboratorial de O2, aquece-se uma amostra de clorato de potássio.
2KCl3O(S) →2KCl(S) + 3O2 (g)
No entanto na ausência de um catalisador esta decomposição térmica