Via Das Pentoses Fosfato Trabalho
Esta descoberta apenas foi possível graças a construção, do laboratório de Warburg do primeiro espectofotometro utilizado em enzimologia. Na época, esta reacção foi considerada como o primeiro passo de uma via alternativa a oxidação da D-glucose na glicolise, uma hipótese que pareceu confirmar-se com a descoberta do 6-fosfogluconato, produto da hidrólise do 6-fosfato de D-gluconolactona e da descarboxilação oxidativa deste a 5-fosfatode D-ribolose com redução de NADP+ a NADPH.
A descoberta das enzimas transaldolase e transcetolase envolvidas na via dos fosfatos de pentose e das relações metabólicas entre os metalitos tão diversificadas, foi efectuada nas décadas de 50-70 por diversos investigadores entre os quais se destacam , Warburg, Horecker, Racker e Kornberg. Por essa razão, a via dos fosfatos de pentose e também conhecida como a via de warburg ( premio nobel da medicina e fisiologia, 1931), Horecker, Racker e Kornberg( premio Nobel da medicina e fisiologia, 1959).
Via das Pentose Fosfato
Segundo CAMPOS (2002 pag. 313), “a via das pentoses é uma série de reacções também designada “shunt” hexose monosfosforico, ou via do fosfogluconato ou ainda via de Dickens-Hoerecker”.
A via das pentoses fosfato (ou via oxidativa do fosfogliconato), è uma via metabólica alternativa de oxidação de glicose-6-fosfato, que leva à produção de 3 composto:
Ribose-5-fosfato;
CO2 e, NADPH.
A ribose-5-fosfato é a pentose constituinte dos nucleotídeos, que vão compor os ácidos nucleicos (material genético DNA e RNA), e de muitas