Bioquimica APS UNIP
Nomes:
Ana Paula Fabbris Toledo - B0410E5
Daniela Costa Nascimento - A7719G-1
Barbara Stefany Urso Silva- A9731H-3
Gabriela Gomes Feliciano – A93874-5
Curso: Ciências Biológicas – 3º Sem.
Campus: Vergueiro - Matutino
São Paulo
2012
Compostos Biológicos – Metabolismo.
• Metabolismo
Metabolismo (do grego metabolismos, μεταβολισμός, que significa "mudança", troca[1]) é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O termo "metabolismo celular" é usado em referência ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem nas células. Estas reações são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e constituem a base da vida, permitindo o crescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes.
• Compostos biológicos metabólicos.
Podemos dividir os compostos biológicos para produção de energia em açucares (carboidratos) e gorduras (lipídeos). Os carboidratos constituem a primeira e principal substância a ser convertida em energia calorífica nas células, sob a forma de ATP. Nas plantas, o carboidrato é armazenado como amido nos amiloplastos; nos animais, é armazenado no fígado e nos músculos como glicogênio. É o principal combustível utilizado pelas células no processo respiratório a partir do qual se obtém energia para ser gasta no trabalho celular, os lipídeos fornecem mais energia que os carboidratos, porém estes são preferencialmente utilizados pela célula. Toda vez que a célula eucarionte necessita de uma substância energética, ela vai optar pelo uso imediato de uma glicose, para depois consumir os lipídeos.
•Vias metabólicas / Rotas do metabolismo
É uma série de reações químicas onde uma reação fornece o substrato da reação seguinte sendo a reação seguinte dependente da anterior. Em cada via, um composto químico é modificado por reações químicas. Estas reações são