Catalisadores
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
PERÍODO: 2º
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA II
PROFESSOR: LUCIANO LUIZ SILVA
UNIVERSITÁRIA: LETÍCIA MACIEL DE SOUZA.
Trabalho de Química: CATALISADORES
Chapecó, 19 de outubro de 2013
Catalisadores
Os catalisadores são importantes, pois fazem com que as moléculas presentes em uma reação reajam com uma velocidade maior. A velocidade de uma reação é influenciada pela presença dessas substâncias, elas aceleram a reação e não influenciam na composição e nem na quantidade do produto final da reação, permanecendo assim quimicamente inalteradas no processo.
O mecanismo geral da catálise
Catálise seria para os químicos um fenômeno do qual participa um catalisador. Na catálise, o aumento da velocidade é explicado pelo fato de o catalisador gerar um caminho alternativo para que a reação ocorra com menor consumo de energia. Tornando a reação mais fácil. Lembrando que a energia de ativação é um obstáculo para a ocorrência da reação, fica evidente o principal papel do catalisador: ele facilita a reação porque diminui a energia de ativação.
Existe um ramo na ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam, é a chamada Cinética Química. Equação química é a representação gráfica de uma reação química, onde os reagentes aparecem no primeiro membro, e os produtos no segundo.
A+B C+D Reagentes Produtos
A velocidade de uma reação é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou rapidez com que os produtos são formados. A combustão de uma vela e a formação de ferrugem são exemplos de reações lentas. Na dinamite, a decomposição da nitroglicerina é uma reação rápida.
As velocidades das reações químicas são determinadas através de leis empíricas, chamadas leis da velocidade, deduzidas a partir do efeito da concentração dos reagentes e produtos na velocidade