Diferença entre evangelistas
Mateus: Ele foi um dos apóstolos e testemunha de vários acontecimentos. Seu texto original em aramaico se perde.,o que sobrou foi a tradução para o grego deste texto original. Mateus, foi um cobrador de impostos para o império romano. Tal profissão era desprezada e considerada impura pelos judeus. Ele era o apóstolo mais intelectual.
O objetivo principal de Mateus foi provar aos judeus que Jesus Cristo foi realmente o Messias que os profetas previram no Antigo Testamento e que as Escrituras Sagradas do Antigo Testamento tornam-se claras e assumem sua totalidade ou integridade somente à luz dos ensinamentos de Cristo. Por esse motivo ele inicia seu evangelho com a árvore genealógica de Cristo, demonstrando aos judeus a sua descendência de David e Abraão. Ele faz inúmeras referências ao Antigo Testamento (mais de 100) para provar que Cristo corresponde às profecias do Antigo Testamento. Ao dizer que o seu primeiro evangelho "é para os judeus " pode ser interpretado assim também pelo fato de que São Mateus, ao contrário dos outros evangelistas, menciona costumes judeus sem explicar suas razões ou significado. Da mesma forma ele inclui alguns termos aramaicos usados na Palestina, sem explicar o seu significado.
Ele também avisou os leitores de que os benefícios do Reino se estenderão além dos limites do povo judeu. Far-se-ão discípulos no tempo presente de todas as nações (ch. 28:19), enquanto que o Reino cresce como a árvore da mostarda de sua pequenina semente (ch. 13:31). No tempo que há de vir todas as nações se juntarão diante do Rei e os que creem serão convidados a herdar o Reino (ch. 25:32-34),e neste o povo virá do oriente e do ocidente , do norte e do sul e se sentará com os patriarcas enquanto que os filhos dos incrédulos (os judeus descrentes) serão banidos (ch. 8:11-12). Certamente Mateus teve em mente a intenção de impressionar os seus irmãos judeus que a missão do Rei era salvar o povo de seus pecados - por isso o