Romance Do Pav O Misterioso
Era uma vez, um velho viúvo pai de dois filhos solteiros, o mais velho se chamava João Batista, e o mais novo, Evangelista. Eles eram donos de uma indústria de tecidos, possuíam muitas terras e muito dinheiro.
Sendo que, quando o velho morreu, ele deixou sua enorme fortuna para seus dois herdeiros. Depois de um tempo, com a herança ainda intocada, os dois chegaram a um acordo. João viajaria para o estrangeiro enquanto Evangelista trabalhava e cuidava dos negócios, e em troca, o irmão só queria um belo presente.
João Batista passou seis meses no Japão, e então seguiu para a Grécia. Depois de se divertir muito , quando estava embarcando de volta, um velho o parou e disse para ficar, pois a filha do conde logo iria por a cabeça para fora da janela, coisa que ela só fazia uma vez por ano. Quando a moça pôs a cabeça para fora, muitos fotógrafos começaram a tirar fotos, pois ela era magnificamente bonita. João Batista viu então, um fotógrafo vendendo fotos da moça, e sem perder tempo, as comprou.
Ao chegar na Turquia, foi logo mostrando a foto para seu irmão, dizendo ser aquele presente que ele pedira. Quando viu a foto, Evangelista se apaixonou pela moça, e decidiu partir para a Grécia para poder vê-la. Chegando à Grécia, Evangelista esperou por oito meses para poder ver a filha do conde, e quando viu ficou fascinado. Decepcionado por não ter conseguido falar com a moça, ele foi até o melhor engenheiro da cidade e o contratou para fazer algo que o possibilitasse de falar com a mulher.
Depois de um tempo, Edmundo, o engenheiro, terminou sua obra. Um aeroplano em forma de pavão. Logo no outro dia, Evangelista partiu para a casa do duque, entrou pelo telhado em silencio e depois chegou ao quarto de Creusa, que dormia como um anjo. Quando acordou, a moça levou um susto, e gritou por seu pai, logo, Evangelista teve que apaga-la com um paninho, que o engenheiro lhe dera para essa função.
Apesar de Evangelista ter pedido Creusa em