PAPER ITQ
Carlos Roberto Cavalheiro da Rosa
Professora: Prª Neide Lilian Couto Medeiros
Instituto Teológico Quadrangular
Curso Livre em Teologia- Introdução à Teologia
04/05/2015.
TEMA: A diferença entre dons ministeriais e dons Motivacionais
RESUMO
Nós precisamos entender que todos os dons estão intrinsecamente coligados num só propósito espiritual: a glória de Deus. Ninguém pense que poderá ter êxito vivendo isolado, independente dos outros no ministério; pode permanecer por algum tempo, mas por fim vem à decepção. O ministério necessita ser equilibrado, a fim de não pender para os extremos.
Palavras-chaves: Espírito Santo, Palavra de Deus, Mudança de Caráter, Chamado.
1. INTRODUÇÃO
Dons vocacionais é dado por Deus, dons ministeriais e dado por Jesus e dom espiritual é uma dádiva (ou graça) dada pelo Espírito Santo para edificação espiritual, resultando no crescimento do corpo de Cristo e na glória de Deus. Abordaremos neste trabalho as definições dos dons motivacionais e ministeriais e suas diferenças. Paulo nos alerta para nos esforçamos para "procurar apresentar-se à Deus como obreiro aprovado que não tem do que se envergonhar, mas que maneja bem a Palavra da Verdade", o esforço é humano, mas a capacidade é divina. A Igreja precisa com urgência de vidas que estejam empenhadas em motivar os que estão desmotivados, fortalecer os que estão fracos e levantar os que estão caídos. Ai entra a importância dos dons, pois nenhuma pessoa conseguirá ajudar a outra se não estiver orientada pelo Espírito Santo e desempenhando sua função corretamente no corpo de Cristo.
2. DONS MOTIVACIONAIS E DONS MINSTERIAIS
2.1 Dons Motivacionais
Podemos definir como dom motivacional, como uma parte profunda de nossa personalidade que nos motiva em nosso ministério sendo que estes dons nos, recebemos quando nascemos em cristo. São eles:
1) Profecia: é a habilidade