Al 1.1
AMONÍACO E COMPOSTOS DE
AMÓNIO EM MATERIAIS DE USO
COMUM
O que se pretende
Pesquisar a presença de amoníaco e de compostos de amónio em produtos comerciais utilizados no quotidiano, através de testes laboratoriais de análise qualitativa.
Nomeadamente, em dois produtos de limpeza, o Sonasol Amoniacal e o Ajax Vidros, num adubo para bonsais.
Para além das amostras dos produtos comerciais referidos, ir‐se‐á testar também uma amostra padrão, que contém amoníaco, e realizar‐se um ensaio em branco, isto é, a uma amostra que não contém nem amoníaco nem iões amónio.
Verificar significados
Os testes laboratoriais realizados no presente trabalho são meramente qualitativos, pois permitem apenas identificar a presença de uma determinada substância mas não permitem saber qual a sua quantidade.
Se os testes utilizados permitirem identificar apenas a presença de amoníaco, então, no caso da amostra a pesquisar possuir não amoníaco mas sim compostos de amónio, a presença destes só pode ser detectada de forma indirecta. Isto é, após a sua conversão do ião amónio em amoníaco por adição de uma base forte segundo a reacção química descrita pela equação (1):
NH
aq
OH
aq
NH aq
H O l
(1)
Teste A‐ o amoníaco gasoso libertado da amostra reage com o cloreto de hidrogénio gasoso libertado do ácido clorídrico concentrado formando‐se cloreto de amónio sólido (fumos brancos), conforme descrito pela equação química (2):
NH g
HCl g
NH Cl s
(2)
Teste B‐ devido às propriedades alcalinas do amoníaco, o papel indicador ácido‐base vermelho de tornesol (previamente humedecido com água) muda de cor