Al.1.1 absorçao e emissão de energi
Escola Básica e Secundária Padre José Augusto da Fonseca, Aguiar da Beira
Física e Química A
Relatório: “Rendimento num processo de aquecimento”
Trabalho realizado por:
André Baltazar nº1, 10ºA
Rafaela Santos nº7, 10ºA
Tânia Gonçalves nº9, 10ºA
Ano Letivo 2012/2013
Índice
Objectivos 3 Introdução 3 Material 4 Procedimento 4 Esquema de montagem 4 Registo de resultados 5 Cálculos 5 Tratamento de resultados/Conclusão 7 Bibliografia 7
Objectivos
A realização desta atividade laboratorial tem como objetivo determinar o rendimento de um processo de aquecimento, identificar alguns fatores que possam influenciar o rendimento e encontrar soluções para os mesmos, para se conseguir aumentar o rendimento.
A questão que se levanta nesta atividade é "como aumentar o rendimento no aquecimento quando se cozinha?", à qual vamos tentar responder.
Introdução
Num sistema parte da energia fornecida é aproveitada e outra parte é dissipada:
Efornecida = Eútil + Edissipada
Uma vez conhecida a potência da resistência usada para aquecer a água é possível calcular a energia fornecida através da expressão:
E = P Δt
Num processo de aquecimento a energia é transferida sob a forma de calor (Q), que depende dos seguintes factores: ● Massa da água (m); ● Diferença entre a temperatura final e a temperatura inicial da água (ΔT) ; ● Capacidade térmica mássica da água (c).
A expressão matemática que o permite calcular a quantidade de calor é:
Q = m c ΔT
Sendo a massa expressa em kg, a capacidade térmica mássica em joules por quilograma por kelvin e a variação da temperatura em Kelvin (K) – unidades no SI. Podendo ser utilizadas outras.
Esta quantidade de calor corresponde à energia útil. Ou seja, à energia absorvida pela água que provocou a sua elevação de temperatura.
Uma vez conhecido, a energia útil (calor), e a energia fornecida é