As intituições e o serviço social
Dr. Jairo da luz Oliveira1 Neste capítulo, ressaltaremos a importância das instituições para o desempenho profissional do Serviço Social enquanto profissão. Este é um espaço de atuação sócio ocupacional e político que se traduz em um espaço de garantia de direitos. Nesta lógica, entendemos que as instituições deverão ser particularmente, um lugar de garantia de direitos para os usuários que desconhecem seus direitos sociais e que necessitam organizarem-se para estabelecerem estratégias de sobrevivência. Nesta lógica, entendemos também que as instituições são espaços de fortalecimento da identidade profissional do Serviço Social na sua relação direta com as demandas institucionais e dos usuários.
1
Assistente Social, Gerontólogo Social, Mestre E Doutor em serviço Social - Professor da Universidade Luterana do Brasil
1
1.1 – O Papel das Instituições para o Desempenho Profissional do Serviço Social As instituições deverão ser reconhecidas como sendo espaços operativos para os profissionais que nelas atuam e de pertencimento social para os usuários. Nesta lógica, entendemos que as instituições também são essenciais à implementação de ações de inclusão social e particularmente ao desempenho do processo de trabalho do Assistente Social. O profissional do Serviço Social, articulando intencionalidades de prática e conhecimentos da realidade social, procura instaurar a construção de um trabalho estratégico que se articule em rede2 para então conseguirmos atender as demandas particulares e coletivas dos usuários a eles colocadas, e que chegam nas instituições como demandas sociais institucionais.
2
“É na relação de redes que se colocam as questões enfrentadas pelos próprios sujeitos na sua perda de poder para articulá-las em estruturas e movimentos de fortalecimentos da cidadania, da identidade, da autonomia” (FALEIROS, 1997, p.24).
2
Mas o que realmente significa o sentido etimológico da palavra