fundamentos
Serviço Social- 2° Período
Fundamentos I
Aluna: Karoline de Souza
Referência Bibliográfica
IAMAMOTO, Marilda Vilela; CARVALHO, Raul de; Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. Instituições Assistenciais e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1985, p. 241 – 330.
Páginas
Assunto
Texto
Observação
241
O Estado Novo e o Desenvolvimento das Grandes Instituições Sociais
“Observa-se, a partir desse momento uma política econômica que se coloca nitidamente a serviço da industrialização, procurando reverter para esse polo os mecanismos econômicos naturalmente voltados para a sustentação da agro- exportação.”
Em 1937, ocorreu o golpe de Estado por Getúlio Vargas, sua politica econômica estava voltada ao incentivo a industrialização, porem o Estado busca de diversas formas incentivar as indústrias básicas, viabilizam assim a expansão do setor industrial, organizando o mercado de trabalho.
245
O Estado Novo e o Desenvolvimento das Grandes Instituições Sociais “A pressa pela ampliação da cidadania social torna necessário algo com uma renegociação periódica de um Contrato Social...”
O Estado, busca a integração e mobilização controlados dos trabalhadores urbanos.
246
O Estado Novo e o Desenvolvimento das Grandes Instituições Sociais
“A Legislação Sindical de 1939, assim como o Imposto Sindical, estão intimamente ligados à preocupação de impedir o esvaziamento completo dos sindicatos e de recriar em seu interior condições de mobilização.”
O objetivo desta Legislação Sindical, visou fundamentalmente o enquadramento da força de trabalho garantindo assim a acumulação do capital. Ideologicamente, Getúlio Vargas, passou de forma bastante competente, como o pai dos pobres.
247
O Estado Novo e o Desenvolvimento das Grandes Instituições Sociais
“ As instituições assistenciais e previdenciárias – saúde pública, seguro social, menores, etc. - começam a se