Rela Es Sociais Do Servi O Social
A profissão surge com a estratégia que utilizou a classe dominante para exercer seu poder na sociedade e diminiur os novos problemas sociais (intituições de políticas social).
Então o Serviço Social surge de forma racional e técnica que superaria as ações caritativas. Os profissionais do Serviço Social começaram a usar uma nova lógica de enfrentamento da questão social.
O trabalho livre era apenas mais um mercadoria. Surgem grupos anarquistas/comunistas incentivados pela superexploração. As várias manifestações e organizações dos trabalhadores na luta pela melhoria das condições de vida e trabalho se tronou vísivel para a burguesia.
A fração industrial da burguesia utilizava a estratégia de:
- negar as reivindicações do proletariado;
- desrespeitando os acordos;
- e utilizando o aparato policial
No enfrentamento das manifestações dos trabalhadores.
E o que já era presente nesse contexto era a questão social. É importante também lembrar que o Estado era incapaz de realizar politicas sociais as sequelas da super exploração e acabavam interagindo com essa massa atrvés de agressões e ameaças físicas e psicológicas.
Vários empresários começaram a aderir medidas assistencialistas (creches, escolas, alimentação...) com o objetivo de diminuir as reivindicações internas compensando minimamente o proletariado para que isso gerasse maior produtividade. Ou seja, não havia interesse de melhorar a vida do trabalhdor e sim silenciá-lo com "presentinhos". A igreja Católica já não era o centro das relações políticas, a nível mundial e esta queria este poder de volta. Então surgem um movimento de "recatolização da nação". A igreja agora trabalha diretamente voltada a questão social reforçando sempre, para a classe operaria, a idéia de