O SERVI O SOCIAL NO PROCESSO DAS RELA ES SOCIAIS NO BRASIL
O SERVIÇO SOCIAL NO PROCESSO DAS RELAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL
Tutor: ______________
Cuiabá/MT
Setembro/2013
INTRODUÇÃO
Objetiva o presente estudo demonstrar a incidência do serviço social na história da sociedade, qual o papel que ele representa, em quais institutos do viver social ele contribui, e as mudanças por que passou durante a sua existência na história política/social brasileira.
Para a intervenção das questões inerentes ao serviço social serão buscados amparo na bibliografia existente sobre as etapas que serão levantadas no decorrer do material a seguir, bem como a observação do Filme Tempos Modernos, que demonstra claramente a exploração da mão de obra de forma análoga a escravidão, expondo o trabalhador a um sistema de trabalho exaustivo, ao ponto de produzir doenças, e modificar sua vida.
Estas e outras questões serão levantadas de forma bastante clara e discutidos fórmulas que modificariam a realidade destas ocorrências.
O Serviço Social – interesses voltados ao trabalhador
O Serviço Social como instituição componente da organização da sociedade reproduz pela mesma atividade, interesses contrapostos, respondendo tanto a demandas do capital como do trabalho e só pode fortalecer um ou outro polo pela mediação de seu oposto. Tanto participa dos mecanismos de dominação e exploração como da resposta às necessidades de sobrevivência da classe trabalhadora e da reprodução do antagonismo nesses interesses sociais, reforçando as contradições que constituem o móvel básico da história, estabelecendo uma estratégia profissional e política para fortalecer as metas do capital ou do trabalho não o excluindo do contexto da prática profissional uma vez que as classes só existem inter-relacionadas, por essa razão é que existe a possibilidade de viabilização do profissional colocar-se no horizonte dos interesses das classes trabalhadoras. Para tal, o Serviço Social se desenvolve como profissão