nenhum
Belo Horizonte 2012 Serviço Social de Caso, grupo e Comunidade
O Serviço Social de Caso, Grupo E Comunidade , visava a reincerção do homem ao meio social, tinha como influência a Norte-americana.
O serviço Social de Caso foi orientado por Mary Richmond, foi um processo de desenvolvimento da pernsonalidade pelo ajustamento conciente de individuo por individuo, toda a tenção era voltada para a personalidade do Individuo (cliente).
O Serviço Social tinha fundamentada o apoio cientifico na Sociologia e na psicologia, caracterizando-se pela observação e Informação, seu metodo de trabalho era dado ela adoção do metodo clinico, tendo o sujeito como quadro de referencia, tendo como fase de estudo , diagnostico e tratamento e tambem as teorias Sociologicas gerando assim um elo entre os aspectos psicologicos e sociais.
As intituições de prestação de Serviço Social visavam, o atendimento e “ soluçao” das necessidades de se adaptar, administrando “conflitos e desajustes” .
O estudo conduz a compreensão do problema psicosociais , ou do diagnostico , que o Assistente Social tem de gerar sendo um historico inteligente , diagnosticos precisos e adequados a situação.
Chegando no tratamento do Serviço Social de caso, que tem por objetivo estabilizar ou melhorar a situaçao do individuo quanto a adaptaçao ou ao ajustamento social.
O Serviço Social de Caso pode ser considerado por instrumento ou meio para a liberação da liberdade individual ,na época o serviço social era norteado pelos aspectos doutrinarios- cristãos , tendo como suporte também as Ciências Sociais.
Em 47 começava-se a ser ensinado um novo método de intervenção social nas escolas de serviço social do Brasil ,